Cor na Arquitetura

A maior dificuldade em escolher com que cor eu vou cobrir as paredes está na variedade de cores no mercado. Para você que tem vontade de mudar e não quer errar há truques que ajudam a cumprir a tarefa.
A 1ª dica é observar as cores de tecidos, madeiras e outros materiais que compõem o ambiente. Com isso, todos esses tons devem combinar com a tinta selecionada.
Outro recurso  de fácil acesso é o teste de cores que seria utilizar uma pequena amostra de tinta da cor escolhida. Com  esta técnica a pessoa pode visualizar a cor na parede, pois é usado uma embalagem com quantidades sufientes para cobrir um metro quadrado.
Acredito que existam muitas formas de abordar a cor na arquitetura e cada profissional tem uma forma de utilizar a cor.
A maneira que mais me agrada é utilizar traços da arquitetura moderna. O modernismo é uma vertente da arquitetura que teve seu ápice na década de 50 e evidencia as formas e os elementos construtivos. A cor vem do próprio material, como exemplo pode-se citar uma laje construída de blocos de concreto ou um pilar feito em concreto usinado e é mantido na cor bruta do material.
Alguns nomes de arquitetos desse importante movimento são: Frank Lloyd Wright, Le Corbusier, Mies van der Rohe, Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Alvar Aalto, entre outros.
Na paleta de cores dos modernistas encontra-se as cores primárias, cinzas e branco com poucos nuances.

Estudo de fachada do Edifício Lavoisier. Os pilares ficarão na forma bruta, ou seja na cor do concreto.

Projeto de Interiores do apartamento do Fernando, em que uma das paredes foi pintada na cor de concreto, reproduzindo de forma artificial o modernismo.

Comentários